Indústria investe em alternativas saudáveis para a Páscoa

Segundo as empresas, procura por opções diet, light e com
formulações especiais aumenta a cada ano
Chocolates Brasil Cacau e Nestlé mantiveram o formato tradicional do ovo de Páscoa,
mas apostaram em versões diferenciadas de chocolates
Durante a Páscoa, é praticamente impossível resistir ao chocolate. Ele está em todo lugar: nas gôndolas, pendurados nas parreiras, na TV, em outdoors, na internet. Mas, e as pessoas que têm restrições alimentares, intolerância à lactose ou simplesmente procuram novas opções? Atenta a este segmento, a indústria de chocolate investe em produtos diferenciados para as linhas diet, light e com formulações especiais, que hoje já respondem por 2% da produção nacional, segundo dados da ABICAB.


Ovinhos ao Leite Diet são novidade
da Kopenhagen para 2012

“É essencial que a nossa indústria acompanhe as atuais tendências da sociedade, como a preocupação com a saúde. Além de gostoso, o chocolate é um alimento muito rico e é importante que o consumidor saiba disso e tenha cada vez mais opções”, afirma o vice-presidente de Chocolates da Associação, Ubiracy Fonseca.

Entre as empresas que apresentam lançamentos nesta linha para a Páscoa 2012 está a Kopenhagen. Além do ovo de Páscoa diet que já era parte de seu mix de produtos, a rede de lojas lançou uma cestinha aramada com ovinhos e uma caixa de bombons, ambos de chocolate ao leite diet. Outra que aposta no segmento diet é a Chocolates Brasil Cacau, com seu ovo de 150g.


 
Mistura de açúcares evita o gosto
de adoçante, segundo a Cacau Show


Já a Cacau Show, além do ovo de Páscoa diet, lançou este ano o Ovo Zero Açúcar, da linha Dreams, com casca recheada de trufa. Segundo a empresa, o produto contém uma mistura de açúcares em sua composição que evita o sabor de adoçante e o assemelha ao dos itens fabricados com açúcar convencional. “O aumento da preocupação dos consumidores em adquirir produtos mais saudáveis, ou que tenham fórmulas especiais para alguns tipos de restrições, levaram a Cacau Show a pensar em uma linha mais voltada às necessidades específicas deste nicho. Além da linha diet, temos o chocolate zero lactose e o zero glúten, indicado para pessoas com restrições alimentares a estes tipos de substâncias”, explica Alexandre Costa, presidente da rede.

Aposta semelhante faz a Nestlé, que investiu em três produtos para a Páscoa: o Ovo Classic Zero, com 50% de cacau, 0% de lactose e 0% de açúcar; o Ovo Classic Diet, sem adição de açúcares; e o Ovo Sollys, feito de chocolate de soja, naturalmente sem lactose e sem colesterol.


Bella Páscoa Frutas Light:
previsão de aumento de 18%



A Village, apesar de não ter nenhum lançamento nesta linha para 2012, aumentou a produção do Bella Páscoa Frutas Light, produto que cada vez mais solicitado pelos consumidores, segundo a empresa. “Identificamos que a procura pelo Bella Páscoa Frutas Light aumenta ano a ano. Em 2011, por exemplo, a produção deste produto foi 8% maior comparada ao mesmo período de 2010. Para este ano, prevemos um aumento de 18% em comparação a 2011”, estima Reinaldo Bertagnon, diretor de vendas da Village.